Volta às aulas – é hora de consultar o oftalmologista

Alguns sintomas servem como alerta para problemas oculares, que refletem no rendimento escolar. Saiba mais!

O retorno às aulas se aproxima e é muito importante ver como está a visão do seu filho, se ele está enxergando bem, pois isso reflete diretamente no rendimento escolar. É o momento ideal para marcar a consulta com o médico oftalmologista.

Os problemas oculares em crianças são mais comuns do que se imaginam, segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia mostram que cerca de 10% das crianças menores de 4 anos, precisam usar óculos. Este número sobe para 20% até os 10 anos e 30% entre os adolescentes.

Sabemos que um diagnóstico precoce é fundamental para uma boa evolução do tratamento, afinal, o desenvolvimento cerebral da visão ocorre até cerca dos 7-8 anos de idade e, é fundamental que qualquer alteração visual seja identificada precocemente, permitindo assim, um desenvolvimento normal.

Entre as crianças, os problemas mais comuns são os erros refrativos: miopia, astigmatismo e hipermetropia, que são corrigidos com o uso de óculos e, destacamos ainda: o estrabismo, que é o desvio dos olhos; ambliopia, que é a visão preguiçosa, que requer tratamento com tampão e, por fim, a alergia nos olhos, que se manifesta com vermelhidão e coceira.

Mas, como identificar se o seu filho precisa usar óculos ou qualquer outro tipo de tratamento para visão? Alguns sintomas podem ser observados no dia a dia e, servem como um alerta para marcar a consulta. Confira:

– A criança cai com bastante frequência;

– Pisca repetidamente;

– Não tem interesse em atividades que requerem esforço visual (leitura, celular, computador);

– Possui muita sensibilidade à claridade;

– Coça os olhos com muita frequência;

– Aproxima-se demais para assistir televisão;

– Queixa-se com frequência de dor de cabeça ou nos olhos;

– Apresenta dificuldade no aprendizado e baixo rendimento escolar.

Estes são alguns sintomas que podem indicar algum problema ocular, porém, devemos alertar ainda que, muitas crianças não apresentam sintomas e, por isso, é essencial a consulta de rotina no oftalmologista antes do retorno às aulas.

Por isso, agende hoje mesmo uma consulta com o médico oftalmologista e, evite problemas maiores ao longo do ano letivo. Ele identificará qualquer alteração e indicará o melhor tratamento para o seu filho.

Na hora escolher os óculos, conte conosco das Óticas Precisão, contamos com diversas opções de óculos infantis, que além de funcionais, são muito bonitos e facilitam o processo de aceitação e adaptação da criança. Nesta volta às aulas – Precisou, Precisão – 8 lojas em Cascavel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *