Tremor nas pálpebras: fique em alerta!

Os tremores podem ser muito comuns, mas é necessário atenção para não comprometer sua saúde. Saiba mais!

Você, provavelmente, já deve ter sentido um tremor na pálpebra, não é mesmo? É um ato involuntário, que incomoda bastante e, pode durar de um a vários dias. Porém, este simples tremor, pode indicar que algo com a sua saúde não vai bem.

Em termos médicos, este tremor é chamado de mioquimia, que são os espasmos musculares e estão diretamente relacionados ao cansaço, ansiedade, nervosismo/estresse, excesso de trabalho, noites mal dormidas, alimentação inadequada, falta de vitaminas e minerais, consumo excessivo de café ou álcool, entre outros.

Podemos comparar este tremor a uma cãibra, por exemplo. A sensação é bem parecida, sentindo a pálpebra tremendo, normalmente, ocorre em apenas um dos olhos e, raramente, em ambos. Mas, fique em alerta!

Estes tremores ocorrem, pois o músculo palpebral ou orbicular, provoca movimentos muito rápidos, com o intuito de aumentar a circulação sanguínea na região. Além disso, pode ser decorrente de hormônios ligados ao estresse, que vão parar no sistema nervoso autônomo e acabam levando estímulos para essa área, passando a ter contrações involuntárias.

Mesmo parecendo ser algo rotineiro, é muito importante procurar um médico oftalmologista, ao perceber os tremores, principalmente, se eles se estenderem por muitos dias. Pois, os mesmos podem vir acompanhados de inchaço, olhos vermelhos e irritados, pálpebra caída e, inclusive, pode afetar outras partes do rosto.

Por isso, é tão importante ter hábitos saudáveis e seguir alguns cuidados diários, para prevenir estestremores:
– Faça pausas periódicas em tarefas que exigem esforço ocular;

– Respeite o seu período de descanso;

– Beba bastante água, todos os dias;

– No possível, evite situações estressantes;

– Tenha momentos de lazer para descansar/relaxar;

– Pratique alguma atividade física;

– Evite excesso de café;

– Tenha uma alimentação balanceada e equilibrada, com consumo de frutas.

Nunca, em hipótese alguma, se automedique, pois isso pode piorar ao invés de melhorar. Sendo assim, se os tremores forem persistentes ou tiver qualquer outro sintoma, procure o seu médico oftalmologista, para que ele indique o tratamento adequado. Cuide-se!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *