É muito comum sofrer com esta síndrome no inverno. Mas, tem como prevenir e tratar. Saiba mais!
O inverno inicia, oficialmente, no próximo dia 21/06, porém, já estamos enfrentando temperaturas baixas e dias de frio intenso há algumas semanas. Com isso, acaba sendo comum ocorrer a síndrome do olho seco.
Essa síndrome, nada mais é do que o comprometimento da produção de lágrimas pelas glândulas lacrimais, causando o ressecamento da superfície do olho. Quando isso acontece, os olhos ficam vermelhos e surge a sensação de ardência e muita coceira, causando desconforto e até mesmo, visão embaçada.
Isso merece atenção, afinal, as lágrimas têm um papel muito importante na saúde dos olhos. Além de limpar o globo ocular, elas protegem os olhos dos fatores externos, como partículas de sujeira, micro-organismos e também são responsáveis por lubrificar os olhos.
Além dos sintomas citados acima, a Síndrome do Olho Seco causa a sensação de ter areia nos olhos e em casos mais graves, é comum apresentar sensibilidade à luz e desconforto ao piscar. Sem o tratamento adequado, pode ocorrer complicações, como a ceratite (inflamação na córnea), pois sem a lubrificação adequada, os olhos ficam suscetíveis a infecções por vírus e bactérias.
Mas, como tratar o Olho Seco?
Ao identificar qualquer sintoma ou desconforto em seus olhos, procure seu médico oftalmologista, imediatamente, pois o mesmo irá identificar o problema de fato e indicar o melhor tratamento.
Normalmente, o tratamento é feito com lubrificante ocular, que pode ser em forma de colírio, gel ou pomada. Mas, atenção: nunca utilize colírios de outra pessoa ou faça o tratamento por conta própria.
Tem como prevenir a Síndrome do Olho Seco?
Alguns hábitos diários podem contribuir na prevenção deste problema, fique atento:
– Não fique muito tempo em ambientes com ar-condicionado ou ventiladores;
– Reduza o tempo de uso do computador e outros dispositivos eletrônicos. Se não for possível, faça pausas, para descansar os olhos a cada hora, pelo menos;
– Em dias mais secos, utilize umidificador;
– Beba bastante água, afinal, manter o corpo hidratado proporciona “matéria-prima” ao corpo, para produzir a quantidade necessária de lágrimas;
– Evite levar as mãos nos olhos. Para aliviar a coceira e a sensação de ressecamento, pisque várias vezes seguidas;
– Sempre utilize óculos escuros ao ar livre, além de proteger do sol, você precisa proteger seus olhos do vento e das impurezas do ar.
O importante é estar atento a qualquer alteração nos olhos e sempre consultar com o médico oftalmologista. Nunca faça tratamento por conta própria, pois o risco de agravamento é muito maior.
Cuide dos seus olhos e conte com a gente. Nas Óticas Precisão, vocês encontram os melhores óculos, das maiores marcas do mercado e ótimos preços. São 8 lojas para melhor atendê-los.