Conheça um pouco mais sobre as doenças oculares mais comuns e a importância de consultas regulares com o médico oftalmologista.
As doenças oculares são problemas oftalmológicos provocados por diversos fatores, desde causa genética até hábitos e estilo de vida. Por isso, é tão importante estar sempre atento, uma vez que, a médio e longo prazo, podem causar dificuldades na visão e, em casos mais graves, a cegueira.
Vamos apresentar quais são as doenças oculares mais comuns, para que você fique por dentro de tudo e, assim, possa se cuidar. Mas, atenção: sempre que perceber qualquer alteração em sua visão, procure seu médico oftalmologista.
Miopia
É uma das doenças mais comuns e pode ser caracteriza pela dificuldade de enxergar à distância, inclusive, este é sintoma mais evidente. Além disso, o míope pode sentir fortes dores de cabeça e uma necessidade de “apertar” as pálpebras para enxergar claramente.
Astigmatismo
É causado pela diferença de uma curvatura nos meridianos – cristalino e córnea – resultando em uma visão embaçada e desfocada. Normalmente, está associado a outros erros refrativos, como a miopia e a hipermetropia.
Catarata
É uma lesão ocular que torna o cristalino opaco e deixa a visão embaçada, como se houvesse uma névoa nos olhos. Tem como causa principal o envelhecimento, é uma doença que afeta cerca de 10% das pessoas com menos de 65 anos e até 60% das pessoas com mais de 85 anos. Outro fator de ocorrência são causas hereditárias, metabólicas e congênitas.
Hipermetropia
É um tipo de ametropia com origem no globo ocular. Podemos dizer que é o oposto da miopia, a refração ocular da hipermetropia aumenta a dificuldade para enxergar de perto. Suas causas são de origem congênita e o tratamento, assim como a miopia e o astigmatismo, pode ser feito com o uso de óculos, lente de contato e cirurgia, para tratar de forma definitiva.
Hordeólo (terçol)
Popularmente conhecido como terçol, ele ocorre por conta de uma infecção bacteriana das glândulas sebáceas e sudoríparas, que ficam localizadas na pálpebra. A lesão é arredondada, em fórmula de nódulo e aparece na ponta da pálpebra, perto dos cílios, provocando dor, vermelhidão e calor no local.
Conjuntivite
É uma inflamação que ocorre na membrana transparente e fina que reveste a parte frontal do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode ter sua causa através de agentes tóxicos, bactérias, vírus e até mesmo alergias. É caracterizada pela vermelhidão nos olhos e pode atacar ambos os olhos, durando até 15 dias.
Ceracotone
É uma enfermidade não inflamatória que faz com que a córnea seja projetada para a frente, formando uma saliência, em forma de cone. O principal sintoma é a visão distorcida e borrada.
Presbiopia
É uma condição que surge, geralmente, após os 40 anos e é conhecida popularmente como vista cansada. A principal característica da presbiopia é a baixa visão de perto, por conta da perda da acomodação do cristalino.
Retinopatia Diabética
Como o próprio nome já diz, ocorre em função do diabetes. É uma doença que afeta os vasos sanguíneos da retina, em razão do excesso prolongado do açúcar no sangue. Por isso, pacientes diabéticos devem redobrar os cuidados com a visão.
Glaucoma
É uma doença que ocorre quando a pressão intraocular provoca lesões no nervo óptico e envolve também, a perda das células da retina, responsáveis por enviar impulsos nervosos ao cérebro. Um dos principais sintomas é a perda da visão periférica, sutil no começo, mas, sem o tratamento correto, pode levar à cegueira irreversível, por conta da perda progressiva do campo visual.
Por isso, é tão importante sempre estar atento a qualquer alteração em sua visão e, é essencial procurar ajuda do médico oftalmologista, afinal, a descoberta precoce de doenças é melhor para o tratamento e evita problemas mais graves.
Cuide-se e conte com as Óticas Precisão para encontrar os melhores óculos de grau e solares para você.