Curiosidades sobre a catarata

Conheça mais detalhes sobre a catarata e fique atento aos sinais!

A catarata é uma das doenças mais comuns, especialmente entre os idosos. É uma patologia que, progride de forma lenta, afetando diretamente a qualidade da visão de quem é portador. Com o passar do tempo, tarefas do dia a dia, como andar, ler e dirigir, acabam sendo comprometidas.

Ela é caracterizada pela opacidade e embaçamento do cristalino, que é a lente natural dos olhos e, causa dificuldades para enxergar. Sua evolução pode ser lenta, podendo afetar primeiro um dos olhos e, posteriormente, o outro.

Entre os principais sintomas, destaca-se o embaçamento do cristalino, como citado acima, devido à dificuldade dos raios luminosos em alcançar a retina, que é o local onde ficam os receptores fotossensíveis da nossa visão. Além deste sintoma, outros sinais chamam atenção: dor nos olhos; enxergar brilhos e halos; enxergar vultos; vista nebulosa; vista opaca e sensibilidade à luz.

Muito se fala sobre a catarata e, por isso, decidimos apresentar algumas curiosidades acerca deste tema, a fim de transmitir maiores informações. Confira!

1- Causadora de cegueira reversível

Por ser uma doença progressiva, é uma das principais causas de cegueira reversível, pois com o passar do tempo, o cristalino e a visão vão ficando cada vez mais opacos, até que o paciente fique totalmente cego. Porém, a cirurgia de catarata pode reverter alguns casos, inclusive, avançados.

2- A cirurgia é o único tratamento eficaz

Em casos mais críticos, os medicamentos, colírios e tratamento complementares não são eficazes. Após o diagnóstico, apenas a cirurgia de catarata pode frear a progressão da doença. Com o avanço da tecnologia, este procedimento está se tornando cada vez mais rápido e eficiente.

3- O resultado da cirurgia é definitivo

Alguns pacientes, após realizarem a cirurgia de catarata, experienciam o que é chamado de opacificação da cápsula posterior do olho, ou seja, a lente intraocular inserida na operação pode aglomerar resíduos. Porém, essa é uma complicação bem comum e vale frisar que, a catarata não retorna após a cirurgia. Sendo assim, a cirurgia é definitiva, não sendo necessária realizar novamente.

Esta complicação que pode ocorrer, é “tratada” com uma limpeza da lente, é um procedimento super simples e é feito diretamente no consultório com médico oftalmologista.

4- A catarata não é transmissível

Sem informação, muitos acabam repassando informações erradas sobre a doença, uma delas é sobre a transmissão. A doença não é transmissível para outras pessoal, muito menos pode passar de um olho para o outro.

5- Existem vários tipos da doença

Sim, existem variações de catarata. As pessoas mais velhas, acima de 50 anos, são afetadas pela catarata de classificação senil, mas, isso não é uma regra, apenas é mais comum. Existe também a catarata traumática, por exemplo, ocorre por lesões e acidentes na região ocular.

Ainda, podemos destacar a catarata diabética surge em decorrência dos efeitos da doença. Outro tipo é a catarata congênita, ou seja, a criança já nasce com o problema, por conta de problemas genéticas e, por fim, a catarata medicamentosa, que por conta da utilização de alguns medicamentos pode surgir, danificando a visão do paciente.

Por isso estamos sempre reforçando a importância de manter as consultas com o médico oftalmologista em dia, afinal, quanto antes descobrir qualquer patologia ocular, melhor será o tratamento. Fique atento a qualquer alteração e procure o oftalmologista imediatamente. A sua visão é importante, cuide dela com carinho e conte com as Óticas Precisão.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *