O uso excessivo de aparelhos tecnológicos pode comprometer a visão. Saiba mais!
Sabemos que o uso de aparelhos tecnológicos por muitas horas ao longo do dia, faz parte da rotina da maioria das pessoas, seja para trabalho ou também para passar o tempo.
Computadores, televisores, celulares, tablets e demais aparelhos acabam prejudicando a saúde ocular, pois o uso excessivo pode sobrecarregar os olhos, deixando-os mais estressados e sensíveis.
Além disso, é possível perceber que durante o uso destes aparelhos, o indivíduo deixa de piscar adequadamente, o que atrapalha a lubrificação natural dos olhos. Este ressecamento promove sensação de areia, ardência, vermelhidão, lacrimejamento e prurido, o que faz com que seja necessário coçar os olhos com muita frequência.
Porém, este é um grande problema, pois o atrito pode provocar uma deformação na córnea, causando perda de foco e nitidez, o que aumenta o cansaço visual e até indução do grau.
Alguns dos efeitos que a superexposição às telas luminosas pode causar:
– Dor de cabeça;
– Falta de foco e nitidez na visão;
– Estresse;
– Terçol;
– Aumento de chances de desenvolver miopia;
– Insônia.
Mas, tem como prevenir isso?
É possível, com alguns hábitos diários, manter uma relação saudável e amigável com os efeitos dos dispositivos tecnológicos. Confira:
– Beba bastante água, pois melhora a hidratação de todas as partes do corpo;
– Evite mexer no celular/tablet no escuro, pois isso força mais a visão;
– Não utilize muitos dispositivos ao mesmo tempo;
– Opte sempre pela iluminação natural durante o dia, deixando as luzes artificiais para a noite;
– Lembre-se de piscar adequadamente;
– Evite coçar os olhos.
Uma solução muito eficaz é os óculos com filtro de luz azul, que atua absorvendo a luz violeta (ruim), permitindo que apenas a luz boa chegue aos olhos, melhorando o bem-estar visual. É uma ótima opção para quem passa muitas horas do dia e noite, utilizando os aparelhos tecnológicos.
O importante é cuidar e utilizar os aparelhos tecnológicos com cautela. Ao perceber qualquer alteração ou irritação nos olhos, procure o médico oftalmologista imediatamente, afinal, prevenção ainda é o melhor remédio. A saúde dos seus olhos é muito importante, cuide-se!