Colírio sem recomendação médica pode prejudicar a visão?

Pode parecer algo simples, mas o uso de colírio sem prescrição médica pode trazer sérios problemas à saúde ocular.

Sabemos que por diversos fatores, os olhos podem sofrer ressecamento, o que causa grande desconforto, principalmente, em períodos de seca, ambientes com ar-condicionado, locais empoeirados e até mesmo por conta de algumas doenças oculares.

Muitas vezes – quase sempre – o uso de colírio sem prescrição médica acaba sendo a solução escolhida para se livrar de tal desconforto, porém, os colírios vendidos sem receituário podem parecer inofensivos, mas, medicamentos que contém corticoide em sua composição, quando utilizado com frequência, por exemplo, podem causar graves problemas aos olhos.

Podemos destacar que, o uso indiscriminado do corticoide, danifica a estrutura do olho e causa o aumento da pressão intraocular, provocado pelo glaucoma, causando lesões no nervo ótico e, como consequência, o comprometimento da função visual.

Por isso, sempre destacamos a importância de marcar consultas regulares com o médico oftalmologista, principalmente, após os 40 anos. Nesta idade, é a fase que a doença pode apresentar seus primeiros sintomas.

Na verdade, qualquer pessoa na fase adulta, pode desenvolver glaucoma. Então, pelo menos uma vez ao ano é essencial marcar a consulta, para conferir como está a sua saúde ocular, mesmo que não apresente nenhum sintoma, o que é comum em casos de glaucoma, que muitas vezes é descoberto em estágio avançado.

Lavar as mãos antes de mexer nos olhos é uma das principais maneiras de mantê-los longe de doenças, uma vez que a região dos olhos é uma das partes mais sensíveis e vulneráveis do corpo e, requer cuidados. Às vezes é involuntário querer coçar os olhos, mas, lembre-se de sempre higienizar as mãos e nunca faça movimentos bruscos, pois pode causar ainda mais irritação.

O uso de colírios deve ser feito apenas com indicação médica, pois apenas o especialista é capaz de prescrever qual o melhor colírio e a forma correta de aplicá-lo, pois faz total diferença no tratamento.

Para finalizar, ao sentir qualquer incômodo nos olhos, marque uma consulta imediatamente, não se automedique, achando que pode ser algo simples. Fique atento e lembre-se: saúde dos olhos é algo sério e cuidada por médico oftalmologista, apenas.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *