Óticas Precisão

Receita de óculos tem validade?

Você já foi ao oftalmologista, pegou sua receita e guardou na gaveta? Essa é uma cena bastante comum entre as pessoas que precisam usar óculos. Ainda mais quando não há uma necessidade tão urgente, é comum que o paciente guarde a receita e acabe até esquecendo dela. Porém, talvez quando você se lembrar de novo, ela já vai ter expirado. Se está surpreso, saiba que as receitas de óculos de grau também vencem.

Geralmente, elas costumam ter duração de seis meses a um ano. Assim como qualquer exame que você realiza, após esse período já é possível que o corpo tenha mudado e que o problema tenha evoluído. Ou seja, deixar a receita no fundo da gaveta não vai melhorar. Se o período informado já se passou, é imprescindível que você realize uma nova consulta para garantir a saúde dos seus olhos.

Quando ir ao Oftalmologista?

Assim como a validade da receita, é importante visitar um oftalmologista a cada seis meses e ou um ano. É importante descobrir se há algum problema mais sério o quanto antes. Problemas oculares são como qualquer problema no restante dos órgãos, e devem ser levados a sério. Se você ainda não tem o hábito de ir ao médico oftalmologista e sente que sua visão está se degradando rapidamente, marque uma consulta o mais rápido possível.

Os problemas mais comuns que afetam os olhos são a miopia, astigmatismo, hipermetropia e vista cansada ou presbiopia. Somente um oftalmologista é capaz de identificar com precisão qual é o tipo de problema. Vale lembrar que oftalmologista não é o famoso oculista. O segundo é apenas um técnico da ótica. O médico é o único profissional que pode identificar e tratar problemas de saúde.

Quando trocar os óculos?

Ficar com os mesmos óculos por um longo período também não é uma boa ideia. Identificar a necessidade de trocá-los é muito simples, e pode ser praticada por você mesmo.

Seus olhos sempre dão sinais de que precisam de ajuda, e é a esses sinais que você deve se atentar. Geralmente, eles aparecem no período de validade da receita. Caso sejam perceptíveis antes desse tempo, você deve procurar um médico com urgência. Os sintomas são:

  • Dor de cabeça constante;
  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Forçar a visão;
  • Fadiga ocular;
  • Visão borrada e/ou embaçada;
  • Olhos lacrimejantes.

Conclusão

Agora que você já sabe que receitas de óculos de grau tem validade, não deixe mais para depois. Anote na agenda ou em qualquer outro lugar que seja fácil para lembrar e não deixe de visitar seu oftalmologista.

Vale dizer, também, que você não deve pensar em economia quando o assunto é a saúde dos olhos. Muitas pessoas buscam por lentes com preços abaixo do normal e acabam tendo problemas futuros. Se informe com seu médico e procure uma ótica de confiança. Sua saúde vale muito.

Leave a comment