Óticas Precisão

Óculos de grau para crianças: como incentivar o uso e evitar o bullying?

  • by: Redação Óticas Precisão
  • junho 17, 2020

O objeto pode intimidar os pequenos e para que isso não aconteça é importante lidar com a situação de forma natural 

O Minios usam óculos e nem por isso sofrem com algum tipo de depreciação, mas sabemos que na vida real não é sempre assim. Muitas crianças que precisam usar óculos infelizmente ainda sofrem com piadas de mal gosto, normalmente vindas dos coleguinhas e com isso acabam rejeitando o acessório. Mas com paciência e as dicas que separamos para vocês hoje essa situação pode ser contornada.

 

O cuidado com a visão deve começar bem cedinho, ainda nos primeiros meses de vida, porque se problemas ópticos não forem tratados como devido podem deixar sequelas para o resto da vida. É importante que os pais estejam sempre atentos ao comportamento de seus filhos, para que possam identificar possíveis problemas de visão. Os Oftalmologistas devem ser o profissionais procurados para avaliar, tratar ou curar qualquer tipo de alteração nos olhos, seja das crianças ou dos adultos. A visita a esse profissional deve ser anual ou em um período reduzido caso haja a necessidade.

 

Um fator implicante na situação é o bulliyng escolar, infelizmente, ele ainda é uma prática comum. Em casos extremos pode causar traumas nos pequenos. A expressão “quatro olhos” é pejorativa e pode constranger as vítimas da ação, assim como outras no sentido depreciativo. Nessa hora é essencial que os pais e a escola estejam alinhados e que adotem medidas que tenham como objetivos principais evitar e combater o bulliyng.

 

Como identificar se uma criança precisa usar óculos?

Alguns hábitos e comportamentos são comuns à crianças que têm problemas de visão. Se a criança franzi os olhos para enxergar algo, se ela se aproxima de objetos para vê-los melhor, se ela não identifica pessoas ou objetos quando estão longes, muitos tombos e esbarrões em paredes podem ser sinais que seu filho não enxerga como devido.

 

Como incentivar a criança a usar óculos?

A partir do momento que fica comprovado a necessidade do objeto para os pequenos é importante que os pais tratem do assunto com normalidade, isso ajuda com que a criança não se sinta estranha as demais pessoas. Nós conversamos com a Psicóloga Rafaella Manfroi especialista em família que separou seis dicas para esse momento:

1) Comemore a notícia!! Demonstre entusiasmo pelo fato dela precisar deste acessório que vai deixá-la ainda mais linda e moderna!

2) Conte a notícia para os familiares com alegria e jamais demonstre “pena”.

3) Mostre fotos de crianças famosas de óculos na internet e deixe que seu filho se identifique com algum personagem da sua série preferida ou de um filme legal. Assim ele se sentirá mais atraído pelo acessório.

4) Pergunte se ele gostaria de levar seu melhor amigo para ajudá-lo na escolha da sua armação.

5) Lembre-o dos amiguinhos da escola que também usam óculos.

6) Elogie sempre!! Crianças amam palavras positivas e tendem a repetir ações que agradem os pais.

Rafaella ainda ressalta que a paciência e a persistência são fundamentais no processo de adaptação das crianças.

 

Como ensinar a criança cuidar de seus óculos? 

Criar uma rotina é essencial, os pais devem orientar seus filhos a como usar, lavar, e guarda seus óculos. É importante estimular o senso de responsabilidade, explicando para a criança, com paciência, a fragilidade do objeto. Depois de um certo tempo essa não será mais uma preocupação, após virar hábito o cuidado torna-se natural.

 

Leave a comment