Óticas Precisão

O que o distanciamento social tem a ver com a saúde dos seus olhos?

Tudo! Isso pode nem passar pela sua cabeça diante de tantos imprevistos e mudanças de hábitos que a pandemia do novo coronavírus provocou, mas sim: ficar mais em casa, trabalhar em home office e evitar algumas saídas também trazem consequências para a saúde ocular.

Basta pensar em quanto você e sua família ficaram mais expostos à luz dos equipamentos eletrônicos. As crianças, por exemplo, passam mais tempo diante do computador por causa das aulas online, usam mais celular e tablet para brincar e se entreter… E não é diferente com os adultos. Muitos tiveram que adaptar um escritório em casa e a rotina em frente às telas também ficou mais extensa. Até mesmo coisas que não tínhamos costume de fazer por meio do notebook, passamos a fazer: comprar produtos, pagar contas, fazer cursos, acompanhar atividades físicas… E o celular então? Passou a ser uma grande ferramenta de interação social também. Para manter o vínculo com familiares e amigos, todos nós estamos mais conectados nos aplicativos de conversa e nas videochamadas.

Apesar de trazer muitos benefícios e praticidade para o nosso dia a dia, esse tempo maior com os olhos fixados em eletrônicos traz alguns prejuízos para a visão. Repare no quanto você deixa de piscar enquanto está vidrado em uma tela… A redução na quantidade de piscadas diminui também a lubrificação dos seus olhos, levando à chamada “síndrome do olho seco”.

Outro fator: mais fechados dentro de casa, estamos expostos à iluminação artificial que, muitas vezes, não é muito adequada para as tantas horas de trabalho e estudo. E não tem sido incomum escutar que a pandemia tem alterado o sono de muita gente. É outro item a se pensar: nossos olhos precisam dessas horas de descanso para se recuperar e estar aptos para funcionar bem nas atividades do dia seguinte. A longo prazo, isso pode levar a doenças mais graves.

Como cuidar?

  • Primeiro, entenda que vai precisar dar pausas no uso dos equipamentos eletrônicos. A cada meia hora, pare um pouco, olhe para outras superfícies, pisque mais e, se necessário, use colírio para ajudar na lubrificação;
  • Policie-se para beber mais água;
  • Se você usa lente de contato, tente adotar um uso mais moderado;
  • Evite ficar exposto ao ar condicionado com tanta frequência;
  • Faça exercícios para minimizar incômodos e relaxar o olhar: olhe para todos os lados, faça movimentos circulares com os olhos, imagine um 8 na sua frente e vá contornando com o olhar. Exercite o foco aproximando e distanciando um objeto;
  • Tente não coçar os olhos. Além da recente recomendação de evitar levar as mãos ao rosto por causa da contaminação do coronavírus, existem outras preocupações: isso pode facilitar infecções e ir se agravando (é aquela história, quanto mais coça, mais vontade dá de coçar);
  • Se o seu desconforto visual estiver além do aceitável, consulte um oftalmologista;
  • Na hora de fazer seus óculos de grau, opte pelas lentes com filtro de luz azul, para evitar a fadiga ocular provocada pelos eletrônicos.

Leave a comment