Óticas Precisão

O que é a fotofobia?

Você já chegou a sentir dores fortes nos olhos por estar em um ambiente muito claro? Já teve irritação depois de ficar um tempo em algum lugar muito iluminado? Olhar diretamente para a luz nem pensar? Atenção! É normal sentir algum desconforto com muita claridade, mas existem casos em que esse incômodo é extremo, dificultando a visão e levando a outras consequências.

Se você já sentiu algo assim, é hora de procurar um especialista e investigar essa situação. Essa sensibilidade maior à luz é chamada de “fotofobia” e pode ser algo leve, mas também pode gerar problemas mais graves. Ela é considerada um sintoma e não uma doença em si, e pode surgir de diversas condições, sinalizando a existência de alguma alteração ocular: síndrome dos olhos secos, doença da córnea, uveíte, blefarite, conjuntivite, inflamação da íris, astenopia, ceratoconjuntivite, doenças da retina, glaucoma, entre outras.

Mas esse sintoma pode ter uma série de outras causas, só para citar alguns exemplos: enxaqueca, meningite, albinismo… E justamente por existirem tantos motivos possíveis é tão importante procurar o atendimento adequado com um oftalmologista para chegar a um diagnóstico preciso.

Como tratar?

O tratamento para aliviar a sensibilidade vai depender dessa investigação da causa. Mas alguns cuidados podem ser tomados no cotidiano para diminuir a irritação:

– Use sempre óculos escuros nos ambientes externos;

– Diminua a intensidade da luz nos espaços fechados;

– Procure usar lentes específicas para essa condição;

– É importante manter a lubrificação dos olhos, seja piscando com a frequência certa, seja com ajuda de um colírio;

– Dê um descanso das “telas” em alguns momentos do dia. Luzes do celular e computador também podem ser bem prejudiciais;

– Não evite totalmente a luz. O escuro pode ser mais confortável, mas ficar sempre no escurinho pode aumentar a sensibilidade depois. O ideal é ir aumentando gradativamente a iluminação dos ambientes para ir se adaptando aos efeitos.

Quais lentes são mais recomendadas?

Uma das recomendações é buscar pelas lentes Transitions que se adaptam automaticamente às condições de luminosidade, escurecendo em ambientes externos e ficando transparentes novamente em ambientes internos.

Olha só que legal esse teste que te ajuda a ter uma ideia básica da sua sensibilidade à luz: https://www.transitions.com/pt-br/quiz/

Lembrando que esse é apenas um “quis”, sem efeitos médicos. O ideal é sempre ter a opinião de um especialista!

Se tiver qualquer dúvida, temos profissionais aptos a te ajudar na escolha da melhor lente para o seu caso, fale com nossa equipe: (45) 9 9842-1731.

Leave a comment