Óticas Precisão

Lentes Multifocais ou Progressivas: Tudo o que você precisa saber

  • by: Redação Óticas Precisão
  • abril 8, 2019

 

Dúvidas e dicas para melhor adaptação com lentes multifocais ou progressivas.

 

Lentes Multifocais ou Progressivas: Tudo o que você precisa saber

Escrito por óticas precisão em 08 de março de 2019.

Com o passar do tempo, a presbiopia – (dificuldade para enxergar objetos mais próximos)começa geralmente depois que os adultos completam 40 anos e em algum momento da vida você precisará de óculos para ler. Às vezes sua visão mudará tanto que você precisará de óculos para tudo. Se, por outro lado, você é míope e usa óculos há a maior parte da vida, pode perceber que, de repente, também precisa da visão de curto e longo alcance corrigida.

As lentes progressivas ou multifocais permitem que você veja longe, meio e de perto, através de uma lente sem divisão física. É uma inovação incrível, mas como você verá de maneira diferente pela parte superior, meio e parte inferior da lente, pode levar algum tempo para se acostumar. Aqui estão algumas queixas e dicas para ajudar você se habituar.

AS LENTES PROGRESSIVAS PODEM CAUSAR TONTURA?

A vertigem – de leve a grave – é uma queixa que muitos têm quando recebem lentes progressivas, que pode ser causada olhando pela parte errada da lente. Algumas pessoas relatam a sensação de sensação de enjôo quando estão se movendo enquanto usam lentes multifocais. Essa sensação pode ser reduzida ou eliminada com mudanças na maneira como você muda a visão de uma zona para outra. Encontrar a correção da lente como “ponto ideal” pode demorar um pouco, mas ela virá naturalmente após um pouco de tempo e paciência. Tente virar a cabeça e apontar o nariz ou o queixo para o objeto pretendido, em vez de confiar no movimento dos olhos.

DESAFIO DE SUBIR E DESCER ESCADAS OU PASSAR POR UM MEIO-FIO

Isso ocorre porque em algumas lentes, a correção na parte inferior não é adequada para a distância entre os olhos e o chão. Isso pode fazer com que você sinta que suas pernas cresceram de repente ou que o chão está em um lugar diferente do que você está acostumado.

Se você se encontrar constantemente tropeçando ou tropeçando enquanto usa novas lentes progressivas, vá no seu tempo e tenha cuidado enquanto se ajusta ao seu uso. Pratique usá-los enquanto você se senta, depois relaxe ou use as escadas. Você vai querer aprender a olhar pela parte correta da lente para visão à distância, em vez da parte de leitura da lente.

AS LENTES PROGRESSIVAS CAUSAM DOR DE CABEÇA?

Caso nunca tenha usado uma lente progressiva, seus olhos e cérebro precisam de uma chance de se acostumar com novos óculos, e dores de cabeça podem ocorrer durante este período de adaptação. Se você notar um aumento nas dores de cabeça depois de receber óculos com lentes progressivas, ou se as dores de cabeça não melhorarem, você pode estar com cansaço visual. Entre em contato com seu oftalmologista para verificar sua prescrição e colocação de lentes.

PORQUE AS LENTES PROGRESSIVAS CAUSAM DISTORÇÃO PERIFÉRICA OU LATERAL?

As lentes multifocais digitais e de melhor qualidade em sua produção, já reduziram em quase 60% o “borrão” na sua visão lateral. Atualmente, no entanto, é normal sentir alguma distorção periférica ao usar óculos progressivos. Como as lentes são construídas para zonas de visualização específicas, uma periferia distorcida é mais pronunciada quando você move os olhos para a esquerda ou para a direita, em vez de virar a cabeça. Embora a distorção possa se tornar menos perceptível com o tempo, a borda externa das lentes multifocais pode sempre parecer um pouco distorcida devido à forma como as lentes são fabricadas. Virar a cabeça – ao invés de seus olhos – para olhar para o seu lado vai diminuir o borrão na sua visão periférica.

Procure comprar uma lente de qualidade, de preferência com a tecnologia freeform e peça que tirem as medidas corretas como: altura, DNP, distância vértice, ângulo pantoscópico, ângulo panorâmico e os dados completos da armação escolhida.

DICAS IMPORTANTES PARA UMA MELHOR ADAPTAÇÃO

1 – Persista

Evite alternar entre suas lentes progressivas e seus óculos antigos, caso as novas lentes te façam você se sentir desorientado. Quanto mais você usar suas lentes progressivas, mais rápido você se acostumará com elas.

2 – Movimento correto

Constantemente, mover os olhos apenas de uma parte da lente para a outra apenas causará cansaço visual, o que pode causar dores de cabeça e desconforto ocular. Além disso, você não poderá ver a receita correta. Adquira o hábito de mover toda a sua cabeça, especialmente ao olhar para as suas prescrições de longe e de gama média. Você terá que mover os olhos para baixo para acessar sua receita de leitura.

3- Posicione seus óculos corretamente

Como acontece com qualquer par de óculos, o posicionamento adequado pode fazer a diferença em quão confortável você está e em quão bem você está vendo, especialmente quando você começa a usá-los. Certifique-se de manter seus óculos posicionados no alto da ponte do nariz e perto dos olhos, a fim de aumentar a visibilidade o máximo possível. Se você tiver algum problema com o local em que as prescrições estão na lente, visite seu oftalmologista ou a ótica de sua confiança.

4- Seja paciente

Se você for diligente e ficar com seus novos óculos, você treinará seu cérebro para enxergar adequadamente através deles e, examinando as diferentes áreas da lente conforme necessário, se tornará hábito. Pode demorar algumas semanas, mas você vai conseguir, e em breve será muito mais fácil do que trocar entre dois pares de óculos.

 

Leave a comment