Óticas Precisão

Como escolher óculos de sol masculino?

Como escolher óculos de sol masculino?

Ei, tá pensando no presente de Dia dos Pais? A gente te ajuda! Óculos de sol é sempre uma boa pedida: útil e agradável para qualquer pai. Mas é importante prestar atenção em alguns fatores para comprar um modelo que faz sentido para o rosto e para o estilo de quem você quer presentear. Por isso, preparamos algumas dicas para você ser mais assertivo nessa escolha 😉

Atente-se para o formato de rosto

– Rosto quadrado pede armações mais curvilíneas, redondas ou ovais. Evitar armações quadradas é importante para suavizar as características “retas” do rosto;

– Rosto redondo pede armações mais quadradas ou retangulares. A ideia é deixar o rosto mais magro e reto, com peças com linhas mais marcantes para contrastar com os traços mais delicados do rosto arredondado.

– Rosto oval é versátil. Muitas armações combinam com esse formato. Mas prefira os retangulares ou com ângulos retos para suavizar as curvas. Opte por modelos não tão grandes para o rosto parecer menor, mas não tão pequenos a ponto de parecerem infantis.

– Rosto em coração, quando a testa é maior e o queixo é pontudo e fino. Nesse caso, as retangulares também cabem bem, mas o ideal é que elas cubram apenas a região dos olhos, sem cobrir muito da maçã do rosto. Os modelos “aviador” são bem-vindos.

– Rosto triangular, quando a testa é mais fina e o queixo mais quadrado. O aconselhável, nesse formato, é apostar em modelos de óculos que possuem armação apenas na parte superior, para equilibrar as proporções do rosto.

Mas quais são os modelos mais conhecidos?

Aviador

Da Força Aérea dos Estados Unidos para o rosto de muiiiitos homens mundo afora. O óculos tipo aviador virou um clássico! Quem aí lembra do filme Top Gun – Ases Indomáveis, com Tom Cruise e Val Kilmer? O cinema ajudou esse modelo a se popularizar na moda mundial. Passam-se os anos, novas interpretações, cores e materiais surgem, mas esse continua sendo um modelo versátil que combina com diversas ocasiões.

Wayfarer

O estilo pós-guerra inspirou o engenheiro ótico Raymond Stegeman a criar o modelo Wayfarer para a Ray-Ban em 1952, com linhas clean e levemente arredondadas. Mais uma vez, os filmes ajudaram o modelo a ganhar fama: The Blues Brothers (1980), Negócio Arriscado (1983) e Clube dos Cinco (1985) foram os principais. E continua em alta até hoje com muitas variações!

Clubmaster

É também chamado de Browline (linha da sobrancelha) e foi criado em 1940, pela empresa Shuron. É um modelo com a parte superior mais grossa e aros mais finos. Entre as décadas de 50 e 60, se tornou mais conhecido. É visto hoje em dia como uma atualização mais sofisticada do Wayfarer.

Keyhole

É aquele em que a ponte (o lugar onde os óculos assentam no nariz) tem formato de buraco de fechadura. O auge desse modelo foi o ano de 1968 graças ao ator Steve McQueen. Hoje, ganhou várias releituras e foi adaptado para versões arredondadas ou retangulares. Vai bem com muitos estilos de roupa.

Ponte dupla

A diferença em relação ao modelo citado anteriormente é que este tem uma segunda ponte na parte superior, ligando as lentes. É um modelo mais recente adaptado a diferentes formatos e que dá uma expressão mais séria para o rosto.

Tartaruga

Mais uma vez, Steve McQueen lançou moda no filme “Crown, o Magnífico” (1968). Foi essa a década de ouro do modelo tartaruga, que realmente era feito do casco do animal na época. Hoje não mais! Os materiais evoluíram e não é preciso sacrificar o bicho para criar esse efeito.

Aqui, na verdade, o estilo se dá mais pela cor e “estampa” do que pelo formato em si. Nunca caiu de moda e está sempre sendo adaptado a novos modelos porque os tons de marrom vão bem com muitas outras cores no look.

Quadrado/retangular e redondo/ovalado

Linhas bem retas estiveram muito em alta nos anos 70 e 90 e hoje são bastante usadas por quem quer dar um ar retrô visual. Já os redondos também marcaram época em rostos muito famosos como John Lennon, Ozzy Osborne e Steve Jobs. Também é uma opção para quem quer um look mais vintage.

Máscara

O nome fala por si só: é um modelo que cobre mais o rosto, com proporções mais exageradas. Já esteve em alto nos anos 90 e 2000 e voltou a se destacar atualmente em rostos de celebridades, com estilos mais esportivos, alternativos e glamorosos. Também são os modelos que se enquadram em quem quer óculos para a prática esportiva.

  • Está na dúvida? Quer uma ajuda profissional na escolha? Converse com a nossa equipe: (45) 9 9842-1731.

Leave a comment