Óticas Precisão

Como cuidar das lentes dos seus óculos

Quem precisa usar óculos diariamente, sabe muito bem que qualquer descuido pode significar o fim de uma lente. Isso causa um desespero, já que ficar sem seus óculos prejudica o dia a dia. Além disso, sabemos que não se trata de um acessório barato, então é necessário manter a durabilidade. Outro problema é que a sujeira pode prejudicar a visão. Já percebeu como é importante cuidar bem dos seus óculos, não é?

Não há uma receita específica para nunca mais estragar as lentes dos seus óculos. Porém, existem pequenos truques que aumentam o tempo de vida delas. Dessa forma você economiza e mantém sempre a qualidade de quando comprou. Portanto, se você faz parte do time de pessoas que usam óculos de grau, confira as dicas a seguir.

Identifique o tipo de lente

Antes de qualquer coisa, você precisa saber com o que está lidando. Saber de qual material sua lente é feita é imprescindível na hora de manter o cuidado. Existem lentes que aguentam até impactos, como as de policarbonato. Muitas lentes não possuem benefícios antirrisco, por exemplo. Nesse caso, você corre riscos até na hora de limpar. Qualquer tecido mais grosso pode ocasionar em riscos bem desagradáveis. E por falar em tecido, a próxima dica é valiosa.

Não utilize roupas para limpar lentes

Tudo bem, uma vez ou outra até passa. Porém, utilizar camisas e camisetas para limpar suas lentes não é uma boa saída. Considere essa possibilidade apenas em último caso, se não houver melhores opções. Como já citamos anteriormente, muitos tecidos podem até riscar suas lentes. Eles também podem conter algum vestígio de poeira, facilitando ainda mais os riscos.

Sempre opte por flanelas e microfibras, que são ideais para a limpeza. Para guardar esses materiais, utilize saquinhos plásticos ou o próprio estojo dos óculos. Deixe sempre dentro da bolsa, assim você não corre o risco de precisar usar as opções ruins.

Lave as lentes

Lave suas lentes em água corrente em temperatura ambiente. Isso facilita a remoção de poeiras que podem ocasionar arranhões. Você também pode aplicar sabão neutro para retirar sujeiras mais profundas. Mas, atenção, apenas sabão neutro. Não utilize outros tipos de produtos de limpeza, isso pode danificar ao invés de ajudar.

Depois de enxaguar, seque-as com um pano macio. É importante ressaltar que você nunca deve utilizar papel higiênico ou papel toalha para secar ou retirar manchas. Esses materiais também podem causa pequenos arranhões.

Volte à ótica com regularidade

Quando você tem algum problema de saúde, retorna ao médico com frequência, correto? Pois é, problemas na visão também requerer visitas periódicas ao oftalmologista e, consequentemente, à sua ótica de confiança. Lá você encontra os paninhos que citamos, além de produtos específicos para a limpeza de suas lentes.

Ainda não há nada que retire os riscos das lentes. A prevenção é a chave da durabilidade e da qualidade de sua visão. Temos certeza de que você tem muitos conhecidos que fazem a higienização de forma incorreta. Compartilhe com eles tudo o que acabou de aprender e fique atento para mais dicas!

 

Leave a comment