Saiba mais sobre quais alimentos podem ser grandes aliados da sua saúde ocular.
Para manter a saúde dos olhos, alguns cuidados são fundamentais e, muitas pessoas não sabem, mas, a alimentação faz total diferença, afinal, os olhos precisam de vitaminas e minerais, além de outras substâncias que previnem o envelhecimento celular e o desenvolvimento de doenças.
Os nutrientes são importantes, pois cada um deles atua de forma diferente no organismo. Contudo, alguns deles se destacam quando o assunto é a saúde do globo ocular, pois atuam de forma mais direta.
Sendo assim, para que não corra o risco de ter sua visão prejudicada, é bom se prevenir, então, invista em um cardápio variado e colorido. Vamos apresentar algumas opções de alimentos que são excelentes aliados da visão. Confira!
Peixes
Os peixes são ricos em Ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Os que apresentam mais nutrientes são o salmão, sardinha, atum e bacalhau, que auxiliam na boa circulação sanguínea e, consequentemente, fazem com que haja mais oxigênio no organismo.
Esta oxigenação completa atinge as estruturas oculares, principalmente, a retina. Além disso, estes alimentos combatem os radicais livres, ou seja, auxiliam na saúde dos olhos, evitando assim, o envelhecimento precoce das células. E mais, para quem sofre da síndrome do olho seco, o consumo de peixes pode amenizar a coceira e vermelhidão.
Frutas e legumes alaranjados
Sabemos que a ingestão de frutas e legumes é super importante em diferentes tipos de dieta e, eles contribuem para melhorar a visão, principalmente, os que têm tonalidade alaranjada ou amarela, pois são ricos em carotenoides.
São substâncias antioxidantes e combatem o desgaste da mácula – parte da retina responsável pela visão das cores dos objetos – além disso, previnem o envelhecimento precoce de demais células. Por isso, é interessante consumir cenoura, tangerina, laranja, mamão, entre outros.
Verduras
Indispensáveis na hora de montar um bom prato, seja no almoço ou jantar, dê preferência às folhas mais escuras, pois as mesmas apresentam maior concentração de luteína e vitaminas antioxidantes. O espinafre e a salsa fresca são as maiores fontes de luteína, só perdem para a couve, que ainda possui ação anti-inflamatória e cicatrizante. Brócolis também é uma excelente opção.
Ovos
Os ovos são ricos em zinco, o nutriente que ativa o poder foto-oxidante da luteína e da zeaxantina. Os ovos ajudam a evitar a degeneração macular – doença que pode causar cegueira – e a catarata.
Cereais integrais
Os cereais integrais estão presentes em diversos alimentos, como os pães, biscoitos, bolachas e macarrão, além das farinhas destinados ao preparo de receitas. Eles são uma importante fonte de manganês, um mineral que atual na prevenção da catarata, em função de suas propriedades antioxidantes.
Alho e cebola
Nada como temperar os alimentos com alho e cebola, não é mesmo?! O sabor é inconfundível e, além disso, o alho e a cebola protegem a saúde dos olhos, pois são fontes de vitaminas B, C e dos minerais cálcio e fósforo. Ambos têm ação antiviral e antimicrobiana e, ainda conseguem auxiliar na redução da pressão arterial.
Estes são alguns que podemos destacar como aliados da sua saúde ocular, mas, vale ressaltar as frutas vermelhas, abacate, alimentos ricos em vitamina C, fígado, azeite de oliva e óleo de linhaça, entre outros.
É muito importante que você tenha acompanhamento de um profissional, como o nutricionista, por conta das quantidades corretas que devem ser ingeridas, além de manter sua consulta com o médico oftalmologista sempre em dia. Cuidar dos seus olhos, é cuidar do futuro.